Quem Somos
Nossa História
Diretoria
Nosso Trabalho
Linha Pedagógica
   
Rua Brusque, 189 - Rio Branco
CEP 93044-140 - São Leopoldo RS 
CNPJ: 88.369.053/0001-25
Fone: 51 99710.4533
contato@crechevovomaria.org.br

Na data de 17 de novembro de 1984, um grupo de leopoldenses concretizou um sonho em comum. Não mais se permitindo permanecer impassíveis diante da miséria física e moral de tantas crianças e suas famílias no entorno de nossa cidade e reafirmando concretamente sua cidadania, fundaram a Associação do Lar da Criança Vovó Maria, no município de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

Tendo como sede uma pequena casa alugada, em área da Escola Franciscana de 1° e 2° Graus São José, a Creche Vovó Maria, como hoje é carinhosamente denominada, constituiu-se como sociedade civil de ordem assistencial, sem fins lucrativos, abrindo suas portas para acolher crianças de famílias de baixa renda em situação de grave vulnerabilidade social, na faixa etária de seis meses até seis anos.

Em pouco tempo foram preenchidas as primeiras vagas, assim como aumentava, a cada dia, o número de sócios contribuintes da novel instituição. As crianças permaneciam o turno integral na creche, com direito à alimentação, higiene, soninho da tarde, muito carinho e dedicação das atendentes, na época todas voluntárias. Somente em setembro de 1987, foi contratada a primeira funcionária da entidade para auxiliar nos serviços gerais.

Em 04 de julho de 1985, a Prefeitura Municipal de São Leopoldo concede a doação de uma área de terras de 2.000 m² situada na Cooperativa Habitacional Prosindi (COOHABRA), localizada no Bairro Rio Branco e dá início a um novo sonho – a construção da sede própria.

Homens e mulheres abnegados dedicaram-se a construção. De forma especial Fernando Mauro Tamujo e Fernando Bittencourt. As forças vivas da comunidade de São Leopoldo, representada por expressivos nomes de pessoas jurídicas e físicas, uniu-se em torno do projeto.

Após tantos esforços, na data de 17 de outubro de 1990, a Associação do Lar da Criança Vovó Maria inaugura festivamente sua sede própria, localizada na Rua Brusque, 189, Bairro Rio Branco, tendo como membros da sua Diretoria: Presidente, Sra. Maria da Graça Ramos de Andrade; Vice–presidente, Sra. Alba Terezinha Andrade; Primeiro Tesoureiro, Sr. Nilton Stamm de Andrade; Segundo Tesoureiro, Sr. José Carlos Bandeira e Primeira Secretária, Sra. Neiva Terezinha Rodrigues Bandeira.

Enfrentando algumas crises e obstáculos, mas também proporcionando muitas alegrias, modificando vidas e fazendo a grande diferença em muitas famílias, a Associação do Lar da Criança Vovó Maria, juntamente com seus inúmeros colaboradores, seguiu seu ideal de trabalho.

A instituição mantém na atualidade uma equipe de nove funcionárias, além de um grupo muito significativo de voluntários e parceiros atuantes in loco e cerca de 70 sócios contribuintes. A Associação do Lar da Criança Vovó Maria nasceu de um sonho de poucos. Tornou-se, na atualidade, em belo trabalho que transforma vidas através do esforço e da dedicação de muitos.