26/03 - Eu conto as horas para poder te ver.... adaptação escolar, segura coração!

O período de adaptação na escola é uma etapa bastante delicada pelo qual pais e crianças passam.

Para tentar entender e tranquilizar a todos a respeito dessa fase, basta imaginar, você adulto, ao enfrentar o primeiro dia em um novo trabalho ou ainda sozinho em uma festa, onde todos são seus desconhecidos. Sensação ruim essa, não é? Pois é... A adaptação da criança na escola pode demorar de um dia a meses dependendo da idade e do tipo de relação que tem com as pessoas mais queridas. 

No berçário, até uns cinco ou seis meses de idade, costumamos dizer que a adaptação é mais dos pais, que não sem razão, ficam apreensivos em ter que delegar os cuidados que até então eram feitos só por eles. Até essa idade, apesar de poder estranhar um pouco a nova rotina o bebê, via de regra, ainda não estranha pessoas e essa transição costuma ser muito tranquila.

    Dois seis ou sete meses até quase três anos de idade é a idade mais trabalhosa, pois a criança já estranha e não consegue elaborar o raciocínio para compreender o que significa a escola, o que está fazendo lá e principalmente que os pais continuam a existir mesmo quando não estão diante de sua vista. Por isso, é preciso ter muita  tranquilidade, paciência e principalmente confiança na escola escolhida.

   A partir dos quatro anos a adaptação costuma ser mais tranquila, pois a criança já verbaliza bem e compreende o que está acontecendo. Neste caso, um ou dois dias, já costumam ser suficientes para que a criança se integre.

   É comum neste início que a criança fique ansiosa, proteste para evitar enfrentar essa situação. Afinal a casa dela é um espaço onde já domina tudo e todos.

   A fase da adaptação escolar pode parecer dolorosa, mas aos poucos, pais e crianças começam a confiar na escolha que fizeram e a lidar com tranquilidade e prazer com essa etapa que é fundamental para a personalidade da criança.

Texto: Karen Kaufmann Sacchetto - colunista do Guia do Bebê 


   



Outras notícias e eventos

01/08 - Projeto Oficina do Saber - Criança Esperança

05/08 - Obras de Ampliação

31/12 - Doações para abatimento no valor do Imposto de Renda

25/12 - Feliz Natal!!!!

15/12 - Festa de Natal promovida pelo Rotary

03/12 - Convocação para Eleição de Diretoria